Tomada – Escola de Produção (2024)

, ,

Em 2024, o projeto Tomada realiza edição especial em formato de Escola de Produção. Serão oferecidos três ciclos formativos gratuitos em escolas públicas e espaços culturais das regiões do Riacho Fundo II, Riacho Fundo e Recanto das Emas. A ideia é impulsionar a descentralização do mercado criativo, capacitando jovens produtores e comunicadores para mobilizar a cena cultural periférica no Distrito Federal.

Cada ciclo vai oferecer cinco oficinas formativas abrangendo as áreas de produção e gestão de eventos, comunicação e audiovisual, com a participação de profissionais experientes no setor cultural brasiliense: Lela do Cerrado, Edson Barreto, Davi Mello, Thiago Soares e Jandira Queiroz. Ao final de cada ciclo, as escolas, institutos e espaços culturais atendidos sediarão um sarau com artistas locais do teatro, música e poesia.

O primeiro ciclo formativo será realizado entre março e abril, no Riacho Fundo II, no Centro Educacional Agrourbano Ipê e no Instituto Começar de Novo (CUFA-DF). Entre abril e novembro, o segundo e o terceiro ciclos seguem para o Riacho Fundo, com atividades no Centro Cultural e Social Grito de Liberdade e no IFB Riacho, e para o Recanto das Emas, atendendo estudantes do CEF 206 e a comunidade local no IFB Recanto.

O projeto Tomada – Escola de Produção é promovido pela Tomada Conexões Artísticas e realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
 
 

PROGRAMAÇÃO CICLO #2 – RIACHO FUNDO

 
Centro Social e Cultural Grito de Liberdade
– 18/05 — 14h às 18h: Oficina Produção de Eventos
– 25/05 — 14h às 18h: Gestão de Processos de Produção (com Jandira Queiroz)

IFB Riacho Fundo
– 05/06: Comunicante – Oficina de Comunicaçãofoto
– 06/06: Audiovisual – Roteiro, Captação e Edição
– 13/06: Tá na Mão – Produção de Conteúdo Digital com Celular – COM LIBRAS
 
>> INSCREVA-SE: https://forms.gle/52oKpSHMtitw9Y4j9

  

PROGRAMAÇÃO CICLO #1 – RIACHO FUNDO II

 
Centro Educacional Agrourbano Ipê (exclusiva para a comunidade escolar)
– 18 e 20/03: Tá na Mão – Produção de Conteúdo Digital com Celular
– 25/03: Audiovisual – Roteiro, Captação e Edição
– 26/03: Comunicante – Oficina de Comunicação
– 27/03: Ferramentas de Gestão de Processos de Produção
– 09/04: Sarau Tomada, com Mamulengo Fuzuê, Batuqueiras e poetas locais

Instituto Começar de Novo | CUFA-DF
– 27 e 28/03 – 19h às 21h: Oficina Produção de Eventos

  

OFICINAS E OFICINEIROS(AS)

 
PRODUÇÃO DE EVENTOS – ETAPAS DE PRODUÇÃO
Esta oficina visa capacitar profissionais capazes de organizar, planejar, orientar, gerenciar e acompanhar eventos corporativos, com foco em projetos artísticos e culturais. Inclui conteúdos sobre captação de recursos via leis de incentivo e fundos de apoio à cultura, além de financiamentos colaborativos (crowdfunding).

Facilitação – Lela do Cerrado: Nascida na Ceilândia (DF), é licenciada em Artes pela Faculdade Dulcina de Moraes. Atua como técnica em gestão cultural, arte-educadora e brincante. Executa consultorias, elaboração e prestação de contas para projetos nos setores público e privado. É fundadora da Tomada Conexões Artísticas, diretora de projetos da CUFA-DF e integrante brincante do grupo Batuqueiras.

 

TÁ NA MÃO – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL COM CELULAR
Nesta oficina, serão compartilhadas ferramentas acessíveis no celular para criar vídeos e conteúdos incríveis para a internet. Serão destacados aplicativos úteis, técnicas de enquadramento e o impacto da Inteligência Artificial.

Facilitação – Edson Barreto: Com 30 anos de experiência no setor audiovisual, Edson trabalhou nas emissoras Band e Record e TV Globo. Nos últimos sete anos, atua no campo do marketing, integrando estratégias digitais e lançamentos. Durante essa trajetória, busca incessantemente inovação e aprendizado para criar conteúdos autênticos que conectem pessoas e marcas de maneira significativa, sempre aberto a novas tecnologias como a inteligência artificial.

 

COMUNICANTE – OFICINA DE COMUNICAÇÃO CULTURAL
Comunicante propõe a integração saudável entre a comunicação e as singularidades e diversidades de segmentos como a cultura, o empreendedorismo e o dia a dia de diversos fazeres. A vivência traz teoria e prática e detalha técnicas de uma assessoria de comunicação, integrando saberes e ferramentas como textos, fotos, vídeos e criatividade.

Facilitação – Davi Mello: Cerratense nascido em Brasília. É comunicador formado pela vida e pela UnB. Aprendiz, pesquisador e amante das culturas populares brasileiras, onde mantém laços de amizade e aprendizado com brincantes e mestres de tradição oral. Há mais de 10 anos atua como fotógrafo, realizador audiovisual e assessor de comunicação. Em 2014, cofundou a Pareia Comunicação e Cultura. Para além, brinca com pifes, batuques e principalmente com a poesia popular, publicando em folhetos de cordel.

 

AUDIOVISUAL – ROTEIRO, CAPTAÇÃO E EDIÇÃO
Micro-oficina de 4 horas sobre o universo subjetivo da linguagem audiovisual, focando na expressão artística, narrativa emocional e interpretação pessoal. Serão abordadas ferramentas audiovisuais para contar histórias, transmitir emoções e expressar visões de mundo de forma criativa e pessoal, utilizando as ferramentas audiovisuais disponíveis no dia a dia.

Facilitação – Thiago Soares: Repórter fotográfico, vídeo documentarista e comunicador institucional, especialista em comunicação visual. Atua em projetos audiovisuais e fotográficos com ênfase na cultura tradicional brasileira e tradições populares. Possui larga experiência com comunicação institucional e publicitária de marcas, produtoras culturais e organizações do terceiro setor. Integra a equipe de comunicação do programa ORDAM, do Instituto internacional de Educação do Brasil. Está diretor da produtora Miracena e é membro do conselho do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF).

 

GESTÃO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO – TRELLO E OUTRAS FERRAMENTAS
Oficina voltada para pessoas que precisam utilizar ferramentas que auxiliem na organização, gestão e tráfego de informações dos seus projetos, sejam eles de pequeno ou de médio porte.

Facilitação – Jandira Queiroz: Comunicadora social e consultora em planejamento estratégico. É especialista em comunicação organizacional, estratégias digitais e campanhas de mobilização para causas sociais. Tem ampla experiência em coordenação e gestão de projetos em organizações do terceiro setor, nas áreas de direitos sexuais e reprodutivos e direitos humanos, sociais e econômicos.

  

FICHA TÉCNICA

Coordenação geral: Mirella Dias (Tomada Conexões)
Produção executiva: Karita Pascolato
Fotógrafo: Sérgio Martins
Assessoria de imprensa: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia Comunicação)
Design: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Social mídia: Izabela Boreli
Fotógrafo: Sérgio Martins
Intérprete de Libras: Tatiane Elizabeth
Assistente de produção: Izabel Michelle
Oficineiro de Produção de Conteúdo Digital (Tá na Mão): Edson Barreto
Oficineiro de Audiovisual: Thiago Soares (Miracena)
Oficineira de Produção de Eventos: Mirella Dias (Tomada Conexões)
Oficineiro de Comunicação: Davi Mello (Pareia Comunicação)
Oficineira de Gestão: Jandira Queiroz