TOMADA CULTURAL

.

Criada em 2018, a Tomada Cultural tem o objetivo de impulsionar a cena cultural periférica do Distrito Federal, através da capacitação de novos artistas, produtores e comunicadores. O foco do projeto são as regiões administrativas do Riacho Fundo II, Riacho Fundo e Recanto das Emas, onde são realizadas oficinas formativas e saraus com artistas locais. Ao longo de seis anos, foram promovidas três edições do projeto (2018, 2022 e 2024), ocupando escolas, institutos federais, associações e espaços culturais das RAs atendidas.

Oficinas

Como diz Lela do Cerrado, idealizadora da Tomada, “a cultura do território precisa ser feita pelos agentes do território”. E é com essa premissa que o projeto Tomada Cultural promove oficinas formativas nas quebradas para capacitar jovens e adultos que movimentam a cena cultural já existente.

As oficinas abrangem áreas artísticas como teatro, música e literatura, e também áreas de produção cultural, como gestão de eventos, mídias sociais, assessoria de comunicação e audiovisual. Na facilitação estão experientes profissionais da área, atuantes no Distrito Federa e no Brasil.

Saraus e Apresentações Culturais

O Sarau Tomada é promovido de forma descentralizada nas regiões administrativas atendidas pelo projeto Tomada Cultural. São atividades com artistas locais e ampla participação da comunidade, no intuito de fortalecer o  envolvimento afetivo da população com o seu território, além de incentivar o protagonismo de estudantes, líderes comunitários e novos artistas.

Uma ação que também fortalece a formação de público, abrindo portas para que a comunidade conheça e prestigie a produção cultural e artística da sua região.